Teltec
Timer5 min de leituraPublicado em 04/12/2025Por teltec data
CompartilharCompartilheWhatsappLinkedinInstagram
Copiar link
Tendências de Tecnologia para 2026: O que vai transformar os negócios?  Tendências de Tecnologia para 2026: O que vai transformar os negócios?

A tecnologia está em constante evolução e faz parte do nosso dia a dia, especialmente no mundo dos negócios. Não é por acaso que ela transforma tudo e todos que a utilizam. Essa transformação é tão rápida que as empresas estão se movimentando para estarem preparadas para o próximo ano e para o futuro.


Segundo o Gartner, empresa referência em insights de negócios e tecnologia, 2026 será um ano decisivo. A disrupção, a inovação e os riscos estão avançando em ritmo acelerado, exigindo que as organizações se adaptem rapidamente. Diante desse cenário, o Gartner lançou o relatório com as 10 principais tendências tecnológicas para 2026, destacando tópicos estratégicos que vão moldar o novo ano e futuro.


Reunimos algumas dessas tendências para te contar um pouco melhor sobre o que seu negócio pode esperar para 2026. Confira e se prepare!


1. Sistemas Multiagente

Os sistemas multiagentes estão ganhando espaço como uma das principais tendências tecnológicas para os próximos anos. Eles são um conjunto de agentes de IA que trabalham juntos para atingir objetivos complexos.


A ideia central é, em vez de depender de uma única IA capaz de fazer tudo, empresas passam a utilizar coleções de agentes de IA especializados, cada um responsável por uma parte específica do processo.


Eles podem automatizar processos, tomar decisões e coordenar operações, seja em um único ambiente ou em ambientes distribuídos.


Segundo o Gartner, até 2027, cerca de 70% sistemas multiagentes utilizarão agentes altamente especializados, o que aumenta a precisão, mas também exige coordenação mais sofisticada.


2. Plataformas de Segurança de IA

As AI Security Platforms, plataformas de segurança para IA, oferecem proteção para aplicações de IA, tanto de terceiros quanto personalizadas, contra ataques, manipulações e uso indevido.


Elas centralizam a visibilidade, aplicam políticas de uso, monitoram a atividade da IA e estabelecem limites sobre ela para garantir que tudo opere de forma segura e conforme as regras.


Estamos usando mais IA do que nunca e, com isso, são abertas portas para novos tipos de ameaças. Segundo o Gartner, mais de 50% das empresas terão adotado plataformas de segurança para IA até 2028.


Vale lembrar que, nesse caso, não estamos falando apenas de ameaças externas, mas também de pessoas, sistemas e fluxos de trabalhos internos que se conectam com IA sem governança adequada.


3. Plataformas de Desenvolvimento Nativas de IA

Essas plataformas usam IA generativa para criar software de forma mais rápida e simples. Elas permitem que pequenas equipes, integradas ao negócio, desenvolvam aplicações em colaboração com especialistas do domínio. Além disso, possibilitam que profissionais não técnicos criem soluções por conta própria, com segurança e governança garantidas.


4. Geopatriação

A crescente instabilidade geopolítica está mudando a forma como empresas pensam sobre infraestrutura de nuvem. Até pouco tempo atrás, a lógica estava sobre os grandes hyperscalers globais.


Agora, organizações estão reconsiderando a dependência de provedores internacionais e buscando alternativas locais ou soberanas, um movimento conhecido como geopatria (geopatriation).


O que antes era restrita a bancos e governos, passa a impactar diversas organizações diante da instabilidade global.


5. Cibersegurança Preditiva

Com o aumento das ameaças digitais, a segurança está deixando de ser reativa para se tornar proativa. A cibersegurança preditiva usa inteligência e análise para prever e bloquear ataques antes que aconteçam.


O Gartner projeta que 50% do investimento em software de segurança será destinado a soluções preditivas até 2030 e 1 milhão de novas vulnerabilidades serão documentadas por ano até 2030.


Cada vez mais aumenta-se o risco e é preciso ter técnicas para agir antes.


Em 2026, novas tendências prometem redefinir processos, estratégias e até modelos de negócio e quem se antecipar terá vantagem competitiva.


Essa são apenas algumas das diversas tendências para o próximo ano e para o futuro e a Teltec Data está pronta para ajudar sua empresa a estar integrada e atualizada, adaptando seu modelo de negócio para o futuro.


Oferecemos soluções alinhadas às principais tendências para 2026, como Cloud Computing, Zero Trust, Inteligência Artificial, Governança e Compliance e muito mais, garantindo segurança, escalabilidade e inovação para sua transformar sua operação.


Prepare sua empresa para o futuro próximo. Fale com nossos especialistas agora mesmo!

Tendências de Tecnologia para 2026: O que vai transformar os negócios?