

A Inteligência Artificial teve uma expansão exponencial nos últimos anos no ambiente corporativo, trazendo inúmeros benefícios para as empresas, principalmente em termos de produtividade e eficiência operacional. Entretanto, com a adoção acelerada dessa tecnologia, também surgiram preocupações constantes sobre os riscos associados ao seu uso.
Segundo o estudo Value of AI, realizado pela SAP em parceria com a Oxford Economics, no Brasil, 8 em cada 10 líderes temem o uso de ferramentas de IA externas sem aprovação formal da companhia e do departamento de TI, pois isso pode resultar em um fenômeno colateral chamado Shadow AI.
Saiba mais sobre ele e como proteger seu negócio e seus dados!
O Shadow AI é ao uso de ferramentas de Inteligência Artificial sem a aprovação ou supervisão dos times de TI, governança e segurança dentro de uma empresa.
Em busca de maior produtividade, os colaboradores utilizam ferramentas como chatbots, assistentes de dados e plataformas externas de forma independente, sem avaliar riscos e sem informar os setores encarregados.
Esse comportamento tem se tornado cada vez mais comum. Ainda de acordo com estudo da SAP, 66% das companhias brasileiras admitem que o uso de Shadow AI ocorre com alguma frequência.
Apesar de, muitas vezes, não existir má intenção, o uso não autorizado pode comprometer diretamente a segurança, integridade dos dados e até mesmo a reputação corporativa.
Ao inserir informações da empresa, como dados financeiros e de clientes, em plataformas não autorizadas ou fora do controle corporativo, há risco de exposição de dados privados, o que pode levar ao uso indevido dessas informações e causar prejuízos irreparáveis.
O uso não autorizado pode gerar não conformidade com a LGPD e outras regulamentações, pois não há garantia sobre o tratamento dos dados. Sem controle, a empresa perde visibilidade do processamento, aumentando o risco de multas e sanções. Além disso, esses tipos de incidentes comprometem a confiança de clientes e parceiros.
Incidentes relacionados ao Shadow AI podem gerar custos inesperados, como multas por não conformidade, gastos com mitigação e até perda de contratos por quebra de confiança.
Defina regras claras sobre o que é permitido ou proibido e quais dados podem ser utilizados interna e externamente.
Não adianta dizer que o colaborador não pode usar IA e não fornecer ferramentas autorizadas. Portanto, disponibilize soluções corporativas confiáveis, que estejam integradas ao ambiente da empresa e que tenham regras sólidas de segurança.
Implemente sistemas que detectem e registrem o uso de IA não autorizado, garantindo controle e prevenção.
Conscientize os colaboradores sobre riscos e boas práticas no uso da IA por meio de treinamentos e campanhas internas.
Estabeleça níveis de acesso claros e utilize ferramentas corporativas para classificar informações sensíveis. Quando os colaboradores entendem quais dados são críticos, o risco de Shadow AI diminui significativamente.
Além disso, políticas de Zero Trust e autenticação multifator reforçam a segurança, garantindo que somente usuários autorizados possam interagir com soluções de IA e dados estratégicos.
A Inteligência Artificial trouxe avanços significativos para as empresas, mas o Shadow AI mostra que, sem controle adequado, esses benefícios podem se transformar em vulnerabilidades. Mais do que adotar tecnologia, é essencial garantir que ela seja utilizada de forma segura, ética e em conformidade com as normas.
Por isso, empresas que investem em governança não apenas reduzem riscos, mas também criam um ambiente de confiança, preparado para explorar todo o potencial da IA com responsabilidade.
Fale com nossos especialistas e torne sua empresa mais produtiva com ferramentas de IA seguras. Conte com a Teltec Data!